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  • As quatro nobres verdades. A felicidade dos Budas. A Iluminação vem de Buda - OTÁVIO LEAL
    Thursday, January 25, 2007
    “Grande parte do sofrimento
    é criada por nós mesmos.”
    Dalai Lama
    Os iluminados de escolas budistas ou não citam que existe a felicidade, mas
    também o sofrimento, pois não se pode negá-lo.
    Ter contentamento e felicidade é não se surpreender com momentos de
    sofrimento.
    No budismo, há o conceito das Quatro Nobres Verdades, que são instrumentos
    para reconhecermos a felicidade. Esse método que você aprende agora é seguido por
    milhares de praticantes, budistas ou seguidores de outras crenças.
    1ª nobre verdade: o sofrimento existe para todos.
    Em maior ou menor proporção, sofremos com mágoas, morte física, perdas,
    tristeza — há infelicidades na vida. Não negue isso, mas fique alerta com seu
    sofrimento.
    Mestres e meditadores encaram com muita consciência os momentos de dor. E o
    homem moderno cria toda espécie de fuga contra as origens da dor: álcool, cigarro e
    drogas variadas. São João da Cruz, que passou por momentos de muita dor, escreveu
    Noites escuras, um clássico meditativo. Ele nos diz que a solidão nesses momentos
    pode nos tornar conscientes e nos ajuda a ultrapassar algumas situações.
    Uma amiga sempre se queixava que em sua vida as situações de dor se repetiam.
    Dizia ela: “Eu já passei por isso”. Passou, mas não ultrapassou, não foi a fundo, não
    se desapegou.
    É necessário entrar em contato com o sofrimento, e não fugir dele.A vida não é só
    felicidade.
    Sucesso não é ser feliz. Sucesso é ser você.
    Suzuki, o mestre zen, escreveu: “Toda dor vem do desejo de não sentirmos
    dor”.
    2ª nobre verdade: descobrir as raízes do sofrimento, as causas da dor.
    Algumas dicas sobre as causas: apego, julgamento, inconsciência,
    descontentamento. Medite agora sobre o que causa sofrimento em sua vida.
    3ª nobre verdade: interromper o sofrimento.
    Evite pensamentos e atitudes que geram sofrimento.
    Se o álcool é sofrimento, eu descubro por que bebo e transformo esse hábito.
    Se o cigarro é sofrimento, eu descubro por que fumo e transformo esse hábito.
    Se o jogo é sofrimento, eu descubro por que jogo e transformo esse hábito.
    4ª nobre verdade: seguir o caminho para eliminar o sofrimento.
    São oito passos ensinados ao mundo pelo iluminado Sidarta Gautama, o Buda
    histórico.
    Esse caminho é chamado de Caminho Óctuplo por dividir-se em oito partes.
    Vamos a elas:
    1ª parte: o caminho da compreensão dos fatos. Ter consciência.
    Buda dizia que este mundo é saha — ou seja, impossível de apegar-se, pois nada
    é permanente.
    Olhe o mundo sem ilusões ou distorções. Enxergue a verdadeira natureza de todas
    as coisas por detrás das ilusões. A verdade do que existe, e não de suas expectativas.
    Conheça suas raízes de luz e de sombra e seja consciente delas.
    2ª parte: o caminho do pensamento e da intenção correta. Falar mentalmente
    com benevolência.
    É o falar com a mente, é a necessidade de a usarmos sem egoísmo. Trata-se do
    contentamento e das expectativas honestas no pensar em si e pensar nos outros.
    A Dhammapada, um texto sagrado do budismo que reflete as palavras de Buda, é
    inspirador para entendermos a intenção correta:
    “O pensamento se manifesta como uma palavra na mente,
    A palavra se transforma em uma ação,
    A ação se transforma num hábito,
    E o hábito se cristaliza como temperamento”.
    Portanto, fique consciente de seus pensamentos e dos resultados deles. E faça com
    que brotem na compaixão e no respeito para com todos os seres.
    Da mesma forma que a sombra segue o corpo, nós nos tornaremos aquilo que
    pensamos.
    Há uma prática do budismo chamada tonglen, que consiste, dentre outras coisas,
    em aceitar os encargos da vida sem se sentir sobrecarregado, e uma opção para
    alcançar esse objetivo é perdoar os outros e a si mesmo, abandonar a autopiedade, a
    culpa e a vergonha de ser você.
    No Tao te king, de Lao Tse, está escrito:
    “Quando você aceita a si mesmo, o mundo
    inteiro o aceita”.
    3ª parte: o caminho da atenção ao presente. Ter atenção plena.
    Esse caminho consiste em usar nossa energia para o momento presente, pois é
    aqui e agora que podemos de fato Ser.
    Dicas:
    · Tenha atenção sempre e, o mais possível, consciência do presente.
    · Conte suas respirações e feche os olhos nos momentos de
    inconsciência, para voltar ao presente.
    · Preste atenção ao andar, ao mastigar, ao ouvir uma música, ao olhar
    sem julgar, ao namorar, ao dançar, enfim, em todos os atos.
    Não tente parar de pensar. Aliás quem tentaria? Isso já é um Koan: Quem tentaria
    parar de pensar?
    Observe os pensamentos sem se identificar com os mesmos.
    4ª parte: o caminho da fala correta. Ter atenção com as palavras.
    Evitar palavras violentas, agressivas, perversas. Use as palavras para ajudar, e não
    para ferir.
    “Melhor do que uma história sem sentido que tem mil
    palavras é uma única palavra com significado profundo
    que, ao ser ouvida, produz a paz.”
    Buda
    Muitos fazem orações pedindo só para si. Já assisti em missas na TV pessoas
    pedindo emprego só para elas, esquecendo, às vezes, milhões que nem comida têm.
    A fala correta pode ser praticada com essa oração chamada Meha, na qual
    mentalizamos por todos os seres. É uma mentalização sem egoísmo.
    “Que todos os seres possam ser felizes, contentes e realizados.
    Que todos os seres possam se sentir saudáveis e equilibrados.
    Que todos possam ter aquilo que querem e precisam.
    Que todos estejam protegidos contra o mal e livres do medo.
    Que todos os seres tenham paz interior e bem-estar.
    Que todos estejam despertos, liberados, independentes e não tenham
    limitações.
    Que haja paz neste mundo e em todo o universo.”
    Ao final dessa oração agradeça por todas as bênçãos que o planeta
    tem, a existência nos oferece.
    Exercício da Palavra Correta
    Essa técnica faz parte de mosteiros budistas no Japão. Durante um dia
    todo se utiliza da palavra correta.
    · Lembre-se de já ao acordar pensar: “ Hoje será o dia das palavras gentis e
    amorosas”
    · Durante todo dia mesmo se houver irritação, mantenha suas palavras suaves
    · Observe seu tom de voz, fale com paciência, bondade e delicadeza
    · Fale a verdade, não fofoque
    · Diga às pessoas que se importam com elas (e se importe realmente)
    · Não fale em excesso .
    5ª parte: o caminho da ação correta. Não prejudicar ninguém, preservar e
    “acariciar” a vida e não matar.
    Eis aqui o treinamento da generosidade, que estudaremos com mais detalhes no
    item “Quem dá é quem deve agradecer”.
    A ação correta também é o estudo sobre “O caminho do meio”, filosofia tão
    ensinada por várias escolas de iluminação, como a taoísta, a budista e a hinduísta. Os
    Lamas ensinam que os antagonismos no mundo ou em nossa vida seriam resolvidos
    se ambos os lados cedessem um pouco, não se deixando dominar pelos extremos. Por
    exemplo:
    · alimentação: nem pouco nem muito;
    · trabalho: nem pouco nem muito;
    · esportes: nem pouco nem muito;
    · dormir: nem pouco nem muito;
    · diversões: nem pouco nem muito.
    Enfim, em todos os aspectos da vida, sempre o caminho do meio.
    6ª parte: o caminho ao trabalho correto.Ecologia e Étia profissional
    Trata-se de trabalho ético, ecológico, útil a você e a todos os seres vivos do
    planeta Terra. É um trabalho do bem, em vez de ficar a vida toda só pensando em
    como ganhar, gastar, economizar, ganhar, gastar, economizar... ad infinitum.
    Dentro do budismo, há o conceito dos oito ventos mundanos, ou influências, que
    podem criar tristeza pessoal ou mundial.
    Segundo esse ensinamento, todas as nossas intenções são regidas por essas
    influências e assim podemos perceber se nossas motivações são reais ou mundanas.
    Os oito ventos mundanos são quatro pares de polaridades de desejo/aversão a
    seguir descritos:
    · prazer / dor (a si e aos outros);
    · ganho / perda (a si e aos outros);
    · elogio / crítica (a si e aos outros);
    · fama / vergonha (a si e aos outros).
    Toda vez que temos apego e preocupação exagerada com o prazer, o ganho,
    o elogio e a fama geramos como desequilíbrio a reação contrária de dor, perda,
    crítica e vergonha.
    Se observar o mercado de trabalho, você poderá notar como os ventos
    mundanos sopram em todas as direções, fazendo com que num instante se
    sinta um vencedor e no outro um derrotado, de acordo com os diferentes níveis
    de interesse individual e coletivo. Quando é o seu interesse que prevalece
    sobre o dos demais, você se sente feliz, vencedor. Mas quando é o do outro
    que prevalece sobre o seu, você se sente triste, enfraquecido e até derrotado.
    Quando me concentrava para escrever sobre contentamento e felicidade no
    trabalho, surgiram em mim muitas dúvidas porque sei que no planeta há
    milhões de desempregados, outros que trabalham somente por moradia e
    alimento, milhões que trabalham em empresas antiecológicas, insaciáveis na
    ganância de explorar o próximo ou o planeta, empresas parasitas que só visam
    o lucro de seus presidentes e diretores e um salário limitado a seus
    funcionários. A escravidão ainda existe no planeta com outros nomes, na
    África e Ásia existem ainda hoje 74 milhões de escravos oficiais.
    O homem passou a trabalhar várias horas ao dia há pouco tempo, algo em
    torno de 4 mil anos. Antes, coletávamos alimento, executando no máximo
    duas horas de trabalho diário em média. Hoje, em todo o mundo questiona-se
    muito o fato de as pessoas trabalharem tanto, 12, 16 horas ao dia ou mais...
    Na atual civilização, se você não tiver um trabalho, um sustento, passará
    por apuros.
    Quando uma pessoa quer tornar-se monge budista, deve pedir esmolas para
    aprender a humildade. Isso é muito difícil, as pessoas a quem você recorre
    solicitando alimentos, roupas ou valores viram o rosto, não abrem as portas
    dos lares, fecham os vidros do carro etc.
    Se você não quer passar por isso, case com alguém milionário ou receba
    alguma herança, ou ganhe na Loto, ou... trabalhe. Trabalho não é uma
    obrigação. É uma opção. Trabalho não é o único meio de sobrevivência, mas
    um meio que pode desenvolver alguma capacidades.
    O trabalho só será monótono se você não for criativo, só será luta para
    lutadores de boxe ou de artes marciais. Fora isso, ele pode fluir e haverá
    contentamento.
    Seja realista, não caia na armadilha de imaginar: “quando meu trabalho for
    assim...” ou “quando eu for reconhecido...”, ou “quando eu ganhar mais...”, ou
    ainda “quando eu criar meu próprio negócio...”.
    Em várias peregrinações que fiz na Ásia encontrei situações de trabalho
    realmente escravo. Mas será que esse é seu caso?
    Acreditar que alguém o escraviza e você não pode escapar é uma boa
    desculpa para não ir atrás de melhores oportunidades, bons salários, novas
    opções. Você poderá pôr a culpa em seu país, no patrão, na empresa, no
    destino etc.
    Mas lembre-se do poder pessoal. Você coloca poder no que pensa e faz. Se
    você pensar e trabalhar com queixas, mau humor, falsidade, desmotivação,
    você encontrará tudo isso na vida. Ao contrário, se pensar e trabalhar nutrindose
    de energia, harmonia, boa vontade, leveza, relaxamento, bom humor,
    vontade de aprender, você estará fazendo bem a si mesmo.
    Mude também a crença de que quem faz o que gosta não ganha bem.
    Conheço pessoas frustradas com o que fazem, mas escolheram isso em busca
    de poder, status, dinheiro a troco de cumprir ordens absurdas e assim passaram
    a realizar algo que odiavam. Com o tempo essas pessoas se tornam vazias
    porque só trabalham para ter poder.
    Não espere que “os outros” valorizarem seu trabalho.
    Você deve se valorizar e apoiar em vez de apenas esperar que caiam do céu
    elogios e apoio.
    Perguntaram ao rabino de Kotzk:
    — O mandamento “não roubarás” refere-se a não roubar do semelhante?
    — Não só isso — respondeu Kotzk. — Não roubarás de você mesmo.
    Portanto, que seu trabalho não roube o tempo que deve ser dedicado a
    outras atividades.
    Tempo não é dinheiro.
    O tempo não passa.
    Quem passa somos nós, o tempo fica. Tanto que um dos apelidos de Deus
    no Judaísmo e Cristianismo é Eterno. O tempo é eterno. Já que é você quem
    passa pela vida, aproveite-a.
    Se tem dificuldade em gostar do que faz, aqui vão algumas dicas:
    · Lembre-se de que você não é seu trabalho. Ele, sim, é uma parte de
    sua vida, não tudo.
    · Respire fundo nos momentos difíceis.
    · Medite sempre se seu trabalho ou a empresa onde trabalha são bons
    para o planeta. Se ela faz algum mal ao próximo, realmente será
    difícil alcançar a felicidade . Difícil, mas não impossível. Acredite
    no impossível, e ele se tornará possível.
    · Não leve seu trabalho para o lar ou para dentro de você quando ele
    não estiver indo bem. Lembre-se de que poucos morrem de trabalhar
    e muitos morrem de estresse, que é causado também por falta de
    prazer. Muito pior do que o morrer de trabalhar é a morte por
    depressão. Em 1998 morreram por esgotamento profissional 2
    milhões de pessoas, e por depressão, 58 milhões.
    · Seja criativo todos os dias. Criar é prazeroso. Conheço muitas
    pessoas descontentes profissionalmente que, quando se tornaram
    criativas, passaram a ser mais contentes. Aqueles que trabalham
    como máquinas correm o risco de ser substituídos por elas.
    · Segundo Confúcio: “Encontre um trabalho que lhe dê prazer, e você
    nunca terá que trabalhar”. E Richard Bach preconiza: “Quanto mais
    eu quero que algo seja realizado, menos eu chamo de trabalho”.
    Se você puder escolher a profissão dos seus sonhos, escolha. Não ligue só
    para o dinheiro. Os índios praticamente não têm nada material, mas nem
    por isso podem ser considerados pobres.
    Procurar economizar um pouco é uma boa maneira de ter contentamento,
    pois nos momentos de imprevistos — e imprevistos acontecem — você não se
    desequilibrará e também para momentos prazerosos que requerem valores.
    Se precisar, comece tudo de novo. Michelangelo, quando pintava a
    Capela Sistina, em certo momento não estava contente com seu trabalho e
    humildemente começou tudo de novo.
    Na vida sempre há a chance de começar tudo de novo. E de fazer bemfeito
    e com boa vontade.
    Reflita: o sucesso não é a “alma do negócio”. Sua alma é silênciosa e
    está no ócio. Você não precisa fazer nada para percebê-la.
    7ª parte: o caminho do esforço correto.
    Muitos são os que só se esforçam para ter posses, poder sobre os outros,
    dinheiro, carros novos, enfim. Esforço correto, segundo as tradições orientais,
    é:
    1. evitar julgar (tratado no item);
    2. evitar hábitos nocivos (cigarro, sedentarismo, inveja e drogas);
    3. ter pensamentos iluminados:
    - generosos,
    - pacientes (a paciência surge com a tolerância),
    - sábios (equilibrados, pensando não só em você),
    - éticos com os seres vivos;
    4. ser autêntico (evitar a comparação);
    5. ser gentil e carinhoso
    6. saber ouvir os outros com o coração, quando puder e desejar, ajudar.
    7. silenciar a mente
    8ª parte: o caminho da concentração correta.
    É muito semelhante com o 3ª caminho, sobre a atenção plena. Na prática
    consiste em focar sua mente, concentrar-se em uma coisa de cada vez, antes de
    entrar em silêncio.
    Como reflexão sobre o Caminho Óctuplo, proponho que medite em cada
    uma das partes estudadas e defina para si mesmo no que elas consistem em sua
    vida. Trata-se de seus pontos de vista ou pontos de intuição.
    A Amiga e Monja do Zen Budismo, Coen de Souza escreveu esse texto
    auspicioso que nos ensina o que a escola japonesa Zen sente sobre o
    contentamento e a felicidade.
    “Você me pede a falar sobre o contentamento e vou me lembrando de Buda que
    exortava seus monges a encontrar esse estado fundamental de saber contentar-se.
    Buda até completava "contentar-se com pouco", dizendo que aquele que se
    contenta com pouco fica feliz mesmo tendo de dormir no chão, enquanto que aquele
    que não conhece o contentamento pode ter todas as coisas materiais e mesmo
    espirituais, sem ser capaz de ficar feliz. A este sempre algo falta.
    No Parinirvana Sutra, o último sermão de Xaquiamuni Buda, ele fala de oito
    aspectos importantes que os monges e praticantes devem considerar.
    Mestre Eihei Dogen (1200-1253), fundador da tradição Soto Zen a que pertenço,
    no Japão, deixou um texto belíssimo baseado no Parinirvana Sutra no qual fala das
    oito iluminações ou despertares de um grande ser.
    O primeiro é ter poucos desejos, o segundo é o contentamento, o terceiro é sentir
    prazer na tranqüilidade, o quarto praticar diligência, o quinto não perder a
    concentração, o sexto praticar a meditação, o sétimo praticar a sabedoria e o oitavo
    não se envolver em falar à toa.
    Vou reproduzir aqui apenas o texto referente ao contentamento:
    "Buda disse: Se vocês monges quiserem se livrar de todas as espécies de
    sofrimento vocês devem refletir sobre conhecer a satisfação. A prática do
    contentamento é o próprio local da abundância, felicidade e paz. Aqueles que
    conhecem o contentamento, mesmo deitados no chão, estão confortáveis e alegres.
    Aqueles que não conseguem ficar satisfeitos, mesmo morando em um palácio
    celestial ainda não estão bem. Aqueles que não conhecem o contentamento, mesmo
    sendo ricos são pobres. Aqueles que conhecem o contentamento mesmo sendo
    pobres são ricos. Aqueles que não conseguem ficar satisfeitos são constantemente
    puxados e empurrados pelos cinco desejos. Os que conhecem o contentamento se
    apiedam daqueles que não o conhecem. Isto é chamado saber estar satisfeito".
    Isto o satisfaz? É suficiente? Traz contentamento”?
    Mãos em prece
    Monja Coen
    Reflexão:
    · E agora faça a sua reflexão sobre cada uma das partes do caminho
    sagrado do budismo. O que é para você:
    · Compreensão correta:
    · Pensamento e intenções corretas:
    · Atenção (ao presente) correta:
    · Palavras corretas:
    · Ações corretas e o caminho do meio (sem extremos):
    · Meio de existência correto:
    · Esforço correto:
    · Concentração correta:
    Use sua intuição e reflita sobre a noção de “correto” para você, mas não
    para a sua sociedade.
    Koan
    Se a natureza da sua mente é pensar, qual a natureza da sua essência?
    Quais são suas ilusões?
    Você na essência pode se tornar compassivo e amoroso ou já é compassivo
    e amoroso por natureza?
    posted by iSygrun Woelundr @ 11:15 AM  
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